Ensaio de carregamento dinâmico – ECD

ENSAIO DE CARREGAMENTO DINÂMICO
ABNT NBR 13208:2007

O ensaio permite a análise da carga mobilizada pela estaca e de sua integridade através da aplicação de golpes ao topo do elemento previamente preparado para a absorção de impactos.

São utilizados sensores instalados próximos ao topo da estaca (acelerômetros e extensômetros) para registro das velocidades de propagação de onda e deformações causadas pelos golpes com leitura dos dados obtidos através do equipamento para aquisição, registro e processamento de dados.

Ensaio de carregamento dinâmico – ECD

Fixação dos sensores com chumbadores

Ensaio de carregamento dinâmico – ECD

Aplicação do impacto

Ensaio de carregamento dinâmico – ECD

Execução do ensaio

O ensaio tem como objetivos:

  • Avaliação da capacidade de carga do sistema estaca-solo com obtenção da curva carga vs recalque e distribuição da resistência entre atrito lateral e ponta;
  • Análise dos níveis de tensões no elemento estrutural durante o ensaio;
  • Verificação da integridade do elemento estrutural com localização de danos e estimativa de sua magnitude.

Aplicação do impacto

A aplicação do impacto sobre o bloco de impacto deve se dar através de dispositivo (martelo) com massa suficiente para gerar deslocamentos permanentes da ponta da estaca, mobilizando resistência por atrito lateral na interface entre o fuste e as camadas de solo adjacentes. O sistema de amortecimento é composto de complemento em concreto armado e 2 chapas de compensado de madeira.

Aquisição, processamento e registro de dados

O ensaio de carregamento dinâmico é realizado com o equipamento Dynamic Pile Tester HPT – Samyon, de acordo com os requisitos da ASTM D 4945-00 - Standard test method for high strain dynamic testing of piles. Os dados obtidos são então analisados através dos métodos Case e RCAPWAP.

Ensaio de carregamento dinâmico – ECD Ensaio de carregamento dinâmico – ECD

Equipamento utilizado para o ensaio de carregamento dinâmico