Prova de Carga Estática em Estacas - PCE

PROVA DE CARGA ESTÁTICA EM FUNDAÇÃO PROFUNDA
ABNT NBR 16903:2020

A prova de carga estática é o mais importante ensaio para a análise do comportamento estaca-solo. Na Mantovani, estudamos cada detalhe de seu projeto para a entrega da solução adequada com equipamentos calibrados e supervisão integral de engenheiros especialistas.

Objetivos

O ensaio tem como objetivo a avaliação da capacidade de carga do sistema estaca-solo através da aplicação de carregamentos axiais controlados. Os carregamentos são, em geral, aplicados no topo do elemento de fundação com registro das cargas, deslocamentos correspondentes e tempo de realização de cada medida.

Procedimento executivo

O ensaio pode ser realizado com a aplicação de carregamentos de quatro tipos: lento, rápido, misto ou cíclico. Durante a execução do ensaio devem ser realizadas medidas das cargas aplicadas, dos deslocamentos medidos no topo do elemento e dos tempos de manutenção de cada nível de carga. A estaca deve ser carregada até a carga de ensaio em estágios iguais e sucessivos, de maneira que a carga aplicada em cada estágio seja menor ou igual a 20% da carga de trabalho prevista para a estaca-teste.

Além disso, a carga deve ser mantida em cada estágio até que ocorra a estabilização dos deslocamentos e por, no mínimo, 30 minutos. Para a montagem do ensaio é utilizado um sistema de reação composto por vigas metálicas ancoradas em estacas de reação. As estacas de reação recebem armaduras convencionais e monobarra de tirante ao centro para a aplicação das cargas de tração.

Relatório técnico

As informações referentes ao ensaio e todos os resultados obtidos são descritos em relatório técnico entregue ao cliente com introdução, referências, objetivos, procedimento executivo, dados da estaca-teste e estacas de reação, montagem do ensaio e sistema de reação, resultados e conclusões.